Tailândia aprova casamento de pessoas do mesmo sexo

O Senado da Tailândia aprovou nesta terça-feira (18) a leitura final de uma lei de igualdade matrimonial, abrindo caminho para que o país se torne o terceiro território da Ásia a reconhecer casais do mesmo sexo, depois do Nepal e de Taiwan.

A lei ganhou o apoio de quase todos os legisladores da Câmara Alta e será enviada ao palácio para aprovação real. A lei entrará em vigor 120 dias após a sua publicação no Diário Real.

Os defensores LGBTQ+ consideraram a medida um “avanço monumental”, pois tornaria a Tailândia o primeiro país do Sudeste Asiático a promulgar legislação sobre o tema.

A Tailândia já é conhecida pela sua vibrante cultura e tolerância LGBTQ+, o que a torna um destino popular para turistas.

“Isto sublinharia a liderança da Tailândia na região na promoção dos direitos humanos e da igualdade de gênero”, afirmou a Comissão da Sociedade Civil para a igualdade no casamento, ativistas e casais LGBTI+.

O projeto de lei é o resultado de mais de uma década de esforços de ativistas e políticos, depois de projetos anteriores não terem chegado ao parlamento.

No início de junho, milhares de foliões e ativistas LGBTQ+ realizaram um desfile pelas ruas de Bangkok e se juntaram à primeira-ministra Srettha Thavisin, que vestiu uma camisa arco-íris para celebrar o Mês do Orgulho.

FONTE: CNN

IMAGEM: Reprodução

Compartilhe este artigo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *